A Liga Niterói de Capoeira, o Instituto Brasileiro dos Profissionais de Capoeira, o Instituto Zezeu Capoeira Livre e a Federação Fluminense de Capoeira promovem, em parceria com o SESC Rio de Janeiro, o 2º Interbairros de Niterói de Capoeira Estilo Livre. O evento será realizado no dia 4 de stembro (Sábado), das 8h às 14h, no SESC Niterói (Rua Padre Anchieta, 56 – Centro – Niterói), e contará com a presença de vários mestres com reconhecimento mundial.
Na oportunidade, serão premiados os representantes dos grupos que conseguirem mobilizar maior número de capoeiristas, além do Destaque do evento.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Durante o regime escravo, o negro que fugia era perseguido pelos capitães do mato e quando não conseguia êxito em sua perseguição, ao retornar, era questionado pelo senhor de engenho sobre o motivo de não ter conseguido e, como resposta tinha: “a capoeira me pegou” - fazendo alusão a vegetação rasteira, pois o negro aparecia de repente e acertava chutes, cabeçadas e rasteiras.
A CAPOEIRA NA ATUALIDADE
A capoeira nos dias atuais, derrubando as barreiras culturais, já é praticada nos cinco continentes e, é reconhecido pelo Ministério da Cultura e, está em todos os níveis de nossa sociedade (clubes, creches, escolas, universidades, praças, empresas, etc) atendendo a todas as faixas etárias.
Atualmente possui vários estilos e a capoeira está organizada através de Associações, Ligas, Confederação, Federação Nacional e Internacional, o estilo livre integra todas as características e é uma das mais importantes e genuínas expressões afro-brasileira manifestando-se através expressões como a dança, jogo, luta, etc.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário